Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Motorista consegue CNH definitiva por não ter sido notificado sobre infração

Detran/BA terá de expedir o documento por não comprovar que enviou notificação para o endereço do condutor.

Publicado por Olavo Ferreira
há 5 anos

A juíza de Direito Angela Bacellar Batista, da 2ª vara do Sistema dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Imbuí/BA, determinou que o Detran do Estado expeça CNH definitiva de motorista. A magistrada verificou que a entidade não conseguiu comprovar que enviou notificação sobre as supostas infrações para o endereço do condutor.

O motorista ajuizou ação contra o Detran/BA em decorrência de um bloqueio inserido em seu prontuário, impedindo-o de ter sua CNH definitiva. De acordo com o autor, o bloqueio é indevido por não ter sido notificado para apresentar recurso quanto à suspensão aplicada.

Ao analisar o caso, a juíza afirmou que a entidade não apresentou os autos de infração e não conseguiu provar que enviou notificação para o endereço do condutor a respeito da suspensão de sua permissão para dirigir, nem para contestar as infrações.

A magistrada afirmou que é necessário oportunizar o contraditório e a ampla defesa antes de estabelecer limitação administrativa ou aplicar sanção, pois existe a possibilidade de não ter sido o autor o responsável pela infração que lhe foi imputada, “até porque estamos em um Estado Democrático de Direito não em uma Ditadura Administrativa”, afirmou.

“Por todo o exposto entendo que não pode o Requerente ser penalizado por infração da qual não foi notificado, para exercer sua ampla defesa, de modo que lhe assiste razão ao requerer a expedição de sua CNH definitiva, caso tais infrações tenham sido o motivo para a negativa.”

Assim, julgou parcialmente procedente a ação.

O advogado Olavo Ferreira dos Santos Filho atuou em favor do condutor.

  • Sobre o autorDr. Olavo Ferreira, Advogado consultivo e contencioso
  • Publicações19
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-consegue-cnh-definitiva-por-nao-ter-sido-notificado-sobre-infracao/696083728

Informações relacionadas

Guilherme Borsato Poso, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Contrato de Honorários Advocatícios [2023]

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-33.2021.8.05.9000 1º Julgador da 6ª Turma Recursal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)